Lectionautas

domingo, 21 de abril de 2013

Símbolos da JMJ chegam ao estado do Rio de Janeiro


Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em terras fluminenses. O envio foi na tarde do último domingo, 21 de abril, com a Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo. Em seguida, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora partiram para a primeira diocese a ser visitada no estado do Rio de Janeiro, Barra do Piraí-Volta Redonda.
A missa em Aparecida, celebrada em solenidade ao Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Orações pelas Vocações, foi parte da programação do Hallel Internacional. O arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e o bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, concelebram a missa.
À luz do Evangelho, Dom Orani fez uma reflexão sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ, apontando-os como sinais que abrirão os caminhos e conduzirão todos à verdadeira fé.
“Que esses Símbolos que percorreram o mundo todo, sejam um sinal Daquele que nós acreditamos e amamos e caminha conosco; e, ao mesmo tempo, nós queremos levar a cruz pelo estado, anunciando a todos a Boa Nova. A peregrinação dos Símbolos da Jornada é uma oportunidade de reforçar, fazer uma experiência de aprofundamento da fé”, exortou Dom Orani.
Chegada dos Símbolos ao estado do Rio de Janeiro
Após a Santa Missa em Aparecida, os Símbolos da JMJ, juntamente, com Dom Orani, Dom Francisco Biasin, delegação de Barra do Piraí e membros do COL seguiram em comitiva até à Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A viagem do ícone e da cruz foi parte em carro fechado até a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em seguida, os Símbolos seguiram em carro aberto até a entrada da cidade de Itatiaia. Ao chegar, seguiram em procissão.
Milhares de pessoas participaram da Santa Missa de chegada dos Símbolos da JMJ, celebrada por Dom Francisco Biasin, no Estádio Municipal de Itatiaia, e concelebrada por Dom Orani. “As ovelhas escutam a voz do pastor. Somos chamados mais uma vez e ouvir a voz do Pastor que diz: “Vem a Mim e sejam meus pastores de homens!”. Nós, ao receber a Cruz, queremos colocar diante de Deus e nos disponibilizar para acolher o convite de Jesus”, disse Dom Biasin.
Após, houve show e os Símbolos da JMJ ficaram expostos para veneração. A coleta foi toda revertida para custear despesas da Semana Missionária e de jovens que não terão condições de participar da Jornada na cidade do Rio.

Testemunho: voluntários internacionais foram membros da comitiva de envio dos Símbolos para o Rio
Jovens voluntários internacionais e nacionais do COL da JMJ Rio2013 participaram da festa de envio e chegada dos Símbolos. Puderam conhecer, também, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Foram dois dias entre turismo religioso e participação do evento Hallel Internacional, que apresentou testemunhos, palestras e shows com diversos músicos de renome da música católica no Brasil e no mundo. Entre eles o cantor latino-americano, Martin Valverde.
Em seguida, eles puderam partilhar da emoção junto aos jovens fluminenses e receberam a cruz e o ícone no estado do Rio de Janeiro. Caminharam em procissão e participaram da Santa Missa.
A polonesa Wiktoria Katarzyna Czekaj, voluntária do Setor Inscrições, disse que vai levar para a Polônia, como sugestão, tudo que ela conheceu em Aparecida. “Foi minha primeira vez em Aparecida e Maria fez milagre porque conseguimos ficar no altar, perto de Dom Orani. O Santuário é muito bonito e organizado. Vou levar ideias de tudo que vi para o meu meu país”, disse.
Na divisa São Paulo-Rio de Janeiro, os voluntários arrumaram a cruz e o ícone e colocaram no carro do Corpo de Bombeiro. “Gostei muito do momento, quando preparamos a cruz com Dom Orani, na fronteira entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi um momento bonito e tocou a alma, de chorar de alegria e emoções”, comentou.  
Wiktoria também ficou surpresa com o entusiasmo e a devoção dos fieis de Barra do Piraí e Volta Redonda ao encontrarem com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. “Foi lindo ver aquelas pessoas, com tanto carinho, na entrada da cidade. Eu nunca ia pensar que tantas pessoas iam esperar a cruz na entrada na cidade de Itatiaia. Vimos gente no ponto de ônibus, nas ruas, todos esperando, cantando e gritando. Foi muito bonito e emocionante. Eu nunca vi alguma coisa assim em toda minha vida. Eu gostei muito”, partilhou Wiktoria.
Fonte: JMJ Rio 2013


sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Cruz peregrina da JMJ carregada pelos bispos da CNBB.

Na manhã de hoje (19), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e patrona da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-RIO2013), os bispos do Brasil reunidos em Aparecida na 51ª Assembleia Geral da CNBB, fizeram a experiência que já foi vivida e ainda está sendo por tantos jovens do país que é carregar os símbolos deste grande evento que reunirá milhares de jovens na cidade do Rio de Janeiro, em julho deste ano, com a presença do Santo Padre o Papa Francisco.

Nestas fotos vemos o nosso queridíssimo Dom Lucena, fazendo sua experiência de juventude, de jovem unidos a tantos outros irmãos do episcopado brasileiro.



Foto 1: Twitter: @padre_wagnerfcn | Foto 2: Facebook JMJ-Rio2013.

Com Henrique Florêncio
Redes Sociais.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Caritas Internacional convida jovens para a JMJ Rio2013


A Caritas Internacional convida seus parceiros a participarem de uma reunião para jovens na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

O encontro está sendo organizado pela Caritas Brasileira em várias dioceses de Minas Gerais nos dias 14 e 15 de julho. Os jovens peregrinos serão convidados a falarem sobre suas experiência com as Caritas em seus respectivos países, debatendo temas como o engajamento juvenil, pobreza, fome, segurança alimentar e proteção do meio ambiente.

Depois de participarem da Semana Missionária, os jovens se dirigirão ao Rio, onde a Caritas está organizando uma série de atividades, em especial, no primeiro dia da Jornada, uma marcha internacional contra a fome e a violência.

“Pedimos a cada organização-membro da Caritas que identifique os jovens que desejam participar da JMJ. Estamos certos de que será uma grande oportunidade para eles aprenderem uns com os outros e crescerem juntos. A Caritas necessita de jovens apaixonados e dedicados a realizarem sua missão!” – lê-se na carta assinada pelo Presidente da Caritas Internacional, Card. Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga.
 
Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vigília dos Jovens Adoradores abre os “100 dias rumo à JMJ”



Na semana do "100 dias rumo à JMJ"! E o evento que abrirá as atividades deste marco na preparação para a Jornada Mundial da Juventude é a Vigília dos Jovens Adoradores. Com início marcado para as 22h, ela começará, nesta edição, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, no Centro, com a Santa Missa, presidida pelo padre Reginaldo Manzotti. 

Após a missa, os jovens sairão em procissão em direção à Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua, onde acontecerá a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Segundo os organizadores, a procissão pela região da Lapa, centro da boemia carioca, é uma oportunidade de despertar nos jovens o amor por Cristo.

No ano passado, quando foi lançada a Oração Oficial da JMJ Rio2013, foi realizada pela primeira vez esta procissão, que percorreu diversas ruas da Lapa. Na ocasião, muitos jovens que estavam em bares e casas de show também quiseram participar da procissão e da Adoração.

De acordo com a integrante do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, que coordena o evento, Stephania Figueiredo, a procissão é um meio de os jovens darem testemunho às pessoas que estão afastadas de Cristo. “Através de nosso exemplo e da nossa alegria e fé, vamos mostrar para eles que Cristo é Verdade, Caminho e Vida e que eles também podem nos seguir. É um apostolado que a gente faz com pessoas a quem talvez a gente nunca chegasse. Que todos os jovens estejam presentes mostrando a cara da Igreja, que é jovem, e mostrando Cristo como resposta para a felicidade desses jovens que estarão na Lapa”, destacou.

Esta edição da Vigília dos Jovens Adoradores terá o tema “Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles.” (Lc 24, 29), recordando o tempo pascal e a passagem dos discípulos de Emaús. A acolhida da vigília tem início às 22h. Em seguida, haverá o momento YouCat, com o objetivo de explicar o Catecismo jovem da Igreja Católica. Às 22h30, começa a Santa Missa, que terá músicas cantadas pelo padre Reginaldo e sua banda. A procissão tem início por volta da meia-noite, quando os jovens irão para a Igreja de Sant’Ana cantando e rezando com o padre Reginaldo Manzotti e a Banda Bom Pastor. Por volta de 1h30, a procissão chegará ao Santuário de Adoração Perpétua, onde padre Reginaldo conduzirá a Adoração.

Até às 6h, haverá diversos momentos, como uma pregação sobre o lema da JMJ, realizada por um dos intérpretes do Hino da JMJ Rio2013 e cantor da Banda Frutos de Medjugorje, Leandro Souza, e uma explicação sobre a história de dois intercessores da Jornada, São Jorge e Irmã Dulce.

Fonte: Rio2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Peça de João Paulo II faz parte da programação da JMJ Rio2013


O musical “Enlace – A Loja do Ourives”, uma adaptação de uma peça escrita pelo Papa João Paulo II, faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, através do Festival da Juventude. A peça terá sua estreia no Rio de Janeiro no dia 4 de julho e segue em cartaz até o dia 28 de julho. Porém, na semana do evento, as apresentações serão especiais com algumas vagas abertas gratuitamente aos peregrinos da JMJ. 
Escrito em 1960, quando Karol Wojtyla ainda era Bispo da Cracóvia, na Polônia, o texto revela o lado artístico do Beato João Paulo II, que na sua juventude foi ator, e teve uma forte ligação com o teatro. Na época, ele tinha 40 anos de idade. O texto já foi publicado em livro no Brasil.
Indo além da temática religiosa e alcançando uma reflexão existencial, o tema da peça é o amor entre o homem e a mulher, nas suas mais variadas formas e intensidades, com seus encantos e desencantos, união e separação, esperanças e medos. Trata-se um drama bem humorado e musical, que mescla três tramas românticas, com lirismo e beleza, passando por momentos fundamentais da história da humanidade no último século, vividos em Polônia romanceada entre os anos de 1939 e 1989.
“Enlace – A Loja do Ourives” também será apresentada em Fortaleza como atividade preparatória para a Jornada Mundial da Juventude, de 14 a 16 de junho, no Teatro do Via Sul Shopping. Esta montagem teve sua estreia em maio de 2012, no Teatro Tuca em São Paulo, e atingiu um público de cerca de mil espectadores.
O romance musical “Enlace – A Loja do Ourives” seleciona atores e atrizes para compor o seu novo elenco. Atores (homens e mulheres) entre 25 e 50 anos, devem enviar currículo acompanhado de uma foto para a produção, até o dia 17 de abril, pelo e-mail testes.enlace@gmail.com.
A Dramaturgia é de Elísio Lopes Jr., autor baiano, com vasta experiência em teatro e TV, a Direção Artística é de Roberto Lage, prestigiado encenador paulista e a Direção Geral de Jô Santana. O elenco conta com 26 atores-cantores e 10 músicos, e é protagonizado pela atriz Claudia Ohana.
Fonte: JMJ - RIO2013

terça-feira, 9 de abril de 2013

JMJ - RIO 2013: Nota de esclarecimento


O Comitê Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude , esclarece que a informação sobre a participação de artistas musicais, citados pela imprensa nos últimos dias, não está confirmada pela organização do evento, uma vez que a agenda de atividades culturais não foi oficializada pela organização. É importante salientar que as apresentações, durante a JMJ Rio2013, são analisadas e devem ter o parecer final do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), que exerce a função de Comitê Organizador Central da JMJ e está ligado ao Vaticano.


Informações oficiais poderão ser obtidas através do sitewww.rio2013.com

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Rio envia proposta para papa Francisco visitar favela durante a JMJ

O Arcebispo do Rio do Janeiro (Brasil) e presidente do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ), Dom Orani Tempesta, apresentou ao Pontifício Conselho para os Leigos uma série de novas atividades para que o Papa Francisco realize neste evento juvenil, que inclui a visita a uma favela da cidade.
Conforme informou o Comitê, também foi proposta uma visita à imagem de Cristo Redentor na Corcovado, ao santuário da Penha, um encontro com os bispos e outro com jovens vocações religiosas, entre outras.
Dom Tempesta indicou que já está estabelecida a presença do Papa na inauguração, Via Crucis, Vigília e Missa de encerramento, assim como o almoço com doze jovens de todos os continentes.
Por sua parte, Pe. Marcio Queiroz, diretor do setor de comunicação da JMJ, disse que agora resta esperar a resposta do Santo Padre e de seus assessores e que por volta do dia 28 de abril poderia ser divulgado o programa oficial.
“Foi sugerido que o Papa visite alguma favela de Rio, nenhuma em especial. Se aceitar, vamos avaliar todos os aspectos necessários, como segurança, acessibilidade e outros detalhes importantes”, explicou.
Por ACI Digital

JMJ Rio2013: tempo de peregrinar


Mais de dois milhões de peregrinos são esperados para participar da 28º edição da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Mas por que os participantes são chamados peregrinos?
Um dos filmes que estarão em cartaz durante o Festival da Juventude da JMJ Rio2013 mostra um pouco desse espírito na JMJ que foi chamada de “Aventura da Fé”. No documentário “Era uma vez uma fé”, dois jovens franceses saíram de bicicleta pelo mundo para descobrir como a fé católica é professada nas mais diversas culturas. Ao longo deste caminho, podemos chamar esses dois jovens também de peregrinos. A livre escolha de sair de sua realidade em busca de algo maior por caminhos, até distantes e desconhecidos, é o que move e aproxima esses dois jovens aos milhares que deverão chegar à cidade brasileira em julho.
Segundo o padre Leonardo Lopes, que faz parte do Setor Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, o povo de Deus é um povo a caminho. Desde o início da história da salvação, vemos Deus chamar o seu povo a “estar a caminho”; foi assim com Abraão, José, Moisés e muitas outras figuras bíblicas no Antigo Testamento. O próprio Jesus, em sua vida pública, estava sempre em peregrinação de um lugar para o outro. “A Igreja, que é peregrina neste mundo rumo ao Céu, sabe de onde veio, o que leva e para onde vai. É a mesma nos quatro cantos da Terra”, afirma o sacerdote que exalta essa característica como uma das mais belas da nossa fé. Por isso, é natural a todo Homem, criado por e para Deus, não importando a qual realidade isso seja aplicada.
O desejo de sair de si e se descobrir em Deus e no outro é comum aos peregrinos da Jornada. O que é reforçado dessa experiência é um sentimento de “ser Igreja” e sobressaem as características que marcam o catolicismo: o amor e a unidade. Esse sentimento, para padre Leonardo, também é normal, já que a própria raiz da palavra “Igreja” quer dizer “sair de si”.
Outra pista de reflexão sobre esse chamado à peregrinação é sua ligação com a questão da maturidade interior como uma caminhada na fé ao longo da nossa caminhada da vida. O próprio Papa Francisco falou sobre esse caminhar em sua homilia na Missa ao final do Conclave que o elegeu. “A nossa vida é um caminho. Quando paramos, alguma coisa está errada. Caminhar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor, buscando viver com aquela irrepreensibilidade que Deus pede a Abraão na promessa", frisou o Papa Francisco.
 Muitos dos trechos do filme, exibido aos colaboradores e voluntários do Comitê Organizador Local (COL), lembraram os espectadores de suas experiências como peregrinos da JMJ. “Essa pergunta do ‘será que somos todos irmãos em todos os lugares’ que estava no filme é atual e está na cabeça de muitos que vão para a Jornada. Na JMJ percebemos de modo visível a união que existe em nossa Igreja, um local onde a fé supera qualquer barreira política, de língua, de cultura”, exemplificou frei Lucas Nascimento, voluntário do COL. E o padre Leonardo concorda: “A JMJ é um retrato do caminhar da vida. Sua estrutura, nesta possibilidade do jovem sair de si, materializa também a nossa caminhada interior, tanto humana quanto espiritual, em que o caminho com outros iguais a nós nos faz redescobrir quem somos, de onde viemos e para onde vamos”.
Terminando este tempo de Quaresma, no qual experimentamos um pedido de sacrifício maior, de caminho mais interior, poderemos viver assim a presença do Ressuscitado que edifica a nossa vida e restaura as nossas forças.

sábado, 6 de abril de 2013

Dom Lucena e Obra de Maria realizam segundo encontro com os jovens que irão a Jornada Mundial da Juventude – RIO 2013


Na manhã de hoje (06) na Capela do Seminário São José, da Diocese de Guarabira (PB), o bispo diocesano Dom Lucena, a Obra de Maria e o Setor Diocesano da Juventude, na pessoa do Pe. Roberivaldo referencial do setor promoveram um segundo encontro com os jovens que irão a Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro em julho deste ano, com a presença do Santo Padre o Papa Francisco.

O encontro começou por volta das 09h00, com a saudação e oração inicial de Dom Lucena, que falou da alegria de acolher os presentes, em seguida Allerson Nunes (Obra de Maria) fez uma explanação do que é o pacote adquirido pelos jovens de nossa diocese, falou do perfil da jornada, como acontece a jornada e como se dará os procedimentos por parte da Obra de Maria até a ida da JMJ-RIO2013.

Ao final do encontro o Pe. Roberivaldo Antônio passou algumas informações do setor juventude e avisou da grande evento que acontecerá no dia 25 de maio, com início previsto às 23h00, no ginásio de esportes de rua nova em Belém (PB) onde os jovens ficarão em vigília até as 04h00 e em seguida irão fazer uma caminhada de 06 Km até o Santuário da Sagrada Família (Cruzeiro de Roma) em Bananeiras. Após os avisos o bispo deu-os a benção e os animou para oração e perseverança até o grande encontro com o Papa Francisco, que reunirá milhões de jovens na cidade maravilhosa em julho.

Henrique Florêncio
Setor Diocesano da Juventude