Lectionautas

terça-feira, 26 de março de 2013

Papa convida os jovens de todo o mundo a estarem com ele na JMJ Rio2013

Para quem ainda tinha dúvidas, agora é o próprio Papa Francisco que afirma: “Olho com alegria para o próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil!” A fala é um trecho da homilia do Santo Padre na Missa de Domingo de Ramos, ontem, dia 24, na Praça São Pedro. As palmas dos milhares de jovens que se concentravam na praça para a celebração também do Dia Mundial da Juventude logo após a esse convite se estenderam aos jovens que acompanhavam o discurso dos quatro cantos do mundo.

Em sua homilia, Papa Francisco ainda fez uma pequena reflexão sobre o tema da JMJ Rio2013 e exortou os jovens a se prepararem bem para o encontro: “Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro”.

O Papa ainda citou a Jornada Mundial da Juventude na oração do Ângelus ao término da missa de Ramos, antes da bênção final. “E de modo especial entrego a Maria vós próprios, caríssimos jovens, e o vosso itinerário rumo ao Rio de Janeiro”, falou em sua oração.

A homilia de Francisco

Além dos jovens, a alegria e a cruz também foram pontos em destaque ao longo da homilia do Papa Francisco. O esquema também se seguiu ao se aprofundar nas palavras à juventude. Relacionando os jovens à alegria do encontro com Cristo, celebrado há 28 anos no Domingo de Ramos, o Santo Padre reafirmou o espaço da juventude nesta festa da fé. “Vós trazeis-nos a alegria da fé e dizeis-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre… mesmo aos setenta, oitenta anos! Com Cristo, o coração nunca envelhece.”

Sobre os jovens e a Cruz, segunda palavra de destaque na homilia, o Papa lembrou a Cruz de madeira que é símbolo da JMJ e peregrina pelo mundo. Em sua fala, Francisco lembrou aos jovens de sua missão de leva-la correspondendo o convite de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre as nações” (cf. Mt 28, 19), que é o tema da Jornada da Juventude deste ano. “Levai-la para dizer a todos que, na Cruz, Jesus abateu o muro da inimizade, que separa os homens e os povos, e trouxe a reconciliação e a paz”, ressaltou.

Papa Francisco também lembrou o João Paulo II, criador das Jornadas Mundiais da Juventude e patrono da JMJ Rio2013, e de Bento XVI, papa emérito que preparou a edição deste ano da JMJ. “Queridos amigos, na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu me ponho a caminho convosco”, disse o Santo Padre.

Ao final, resumiu suas palavras exortando os fiéis: “Vivamos a alegria de caminhar com Jesus, de estar com Ele, levando a sua Cruz, com amor, com um espírito sempre jovem!". ]

Fonte: JMJ RIO2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário