Lectionautas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Agenda oficial mostra desejo do Papa de estar perto dos fiéis


A divulgação dos detalhes da agenda do Papa nos dias da JMJ Rio2013 mostraram a preocupação de Francisco de se aproximar dos fiéis. A agenda extensa, que contempla encontro com autoridades da sociedade civil e com a hierarquia da Igreja, não deixou de lado o cuidado e a atenção que o Sumo Pontífice tem mostrado com os pobres e enfermos. Durante a semana que passará no Rio de Janeiro, Francisco vai visitar a casa de uma família da comunidade da Varginha, em Manguinhos, e o Hospital São Francisco de Assis, que faz um trabalho de recuperação de dependentes químicos, e ainda receber cinco menores infratores no Palácio São Joaquim, residência oficial do arcebispado do Rio.
Além desses encontros, o Papa vai receber 12 jovens dos cinco continentes para um almoço no Palácio São Joaquim, confessar outros cinco jovens na Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e se encontrar com os voluntários da Jornada no Riocentro, na Barra da Tijuca. Os detalhes foram divulgados na manhã desta terça-feira, dia 7 de maio, em uma coletiva de imprensa com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, demais representantes do COL, artistas do CD “No coração da Jornada” e autoridades civis.
Antecipando a visita pastoral, o Papa Francisco vai chegar ao Brasil na segunda-feira, dia 22 de julho. Normalmente os Papas chegam à cidade sede da Jornada na quinta-feira, dia da cerimônia de acolhida aos peregrinos. Nestes dias, Papa Francisco se hospedará na Residência do Sumaré, na Zona Norte do Rio, mesmo lugar onde João Paulo II se hospedou em 1997.
Durante a JMJ Rio2013, o Papa circulará pela cidade de carro fechado, helicóptero ou papamóvel. Na visita a comunidade de Manguinhos, está previsto o percurso de aproximadamente 100 metros a pé. De acordo com Dom Orani, o desejo do COL é que o deslocamento da base aérea até o Palácio da Guanabara, onde será feita a cerimônia de acolhida oficial no dia da chegada do Santo Padre, seja feito no papamóvel para que ele possa saudar a população da cidade.
Além do Rio de Janeiro, o Papa Francisco também fará uma visita rápida a Aparecida, na quarta-feira, dia 24 de julho. O Papa Francisco fica no Rio de Janeiro até o domingo, dia 28 de julho. A cerimônia de despedida será às 18h30 e o embarque no voo de volta para o Vaticano será às 19h.
Visita a Aparecida
Em Aparecida, o Papa vai visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e o Seminário Bom Jesus. De acordo com o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, a vista se estende a todo o Brasil, já que o Santuário é nacional e da padroeira do país. “Recebemos com muita alegria a notícia que o Santo Padre também nos dará o privilégio de recebê-lo em Aparecida”. Ainda segundo Dom Damasceno, na ocasião o Papa Francisco vai consagrar a JMJ à Mãe Aparecida.
O Papa Francisco é o terceiro Sumo Pontífice a visitar o Santuário. Em 1980, o Papa João Paulo II passou 12 dias em visita pastoral ao Brasil e visitou também a cidade. Em 2007, foi a vez do Papa Bento XVI visitar o Santuário quando passou cinco dias em visita pastoral no Brasil. Nestes dias, o Santo Padre presidiu a 5º Conferência Geral do Episcopado Latino Americano. Durante a Conferência, o Papa Francisco, ainda como Cardeal Bergoglio, presidiu a Comissão que redigiu o documento final.
Fonte: JMJ RIO2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário