Lectionautas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Papa vai abençoar altar em comunidade de Manguinhos


A programação do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 inclui uma visita à comunidade de Varginha no Complexo de Manguinhos. No local, o Santo Padre deverá conduzir uma oração na capela de São Jerônimo de Emiliani onde também abençoará o novo altar. Ele também conversará com lideranças da comunidade e moradores. A visita está prevista para o dia 25 de julho às 11h.
O detalhamento da programação foi dado na manhã deste sábado, 18. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, presidiu missa na capela. Segundo ele, a visita será importante para colocar a comunidade em evidência. “A Igreja continua neste Pentecostes presente anunciando o Evangelho e se preocupando com a vida das pessoas”, destacou. A comunidade já foi visitada por Madre Teresa de Calcutá na década de 1970.
Para o pároco local, padre Márcio Queiroz, é uma alegria e uma responsabilidade a escolha da comunidade para acolher o Santo Padre. “Uma alegria e uma responsabilidade de mostrar o quanto a Igreja continua viva e trabalhando silenciosa nas comunidades para que possamos cumprir com a missão que o Senhor nos confiou”, explicou.
Padre Márcio acrescentou que a comunidade irá mostrar a realidade para o Papa Francisco. “Não tem sentido criarmos nenhum tipo de maquiagem para mostrar ao Papa. A simplicidade que vocês estão vendo é a que vamos mostrar. Este é o rosto dessa comunidade”. Ele disse ainda que a melhor preparação para a visita é a oração.
De acordo com Dom Orani, ainda faltam alguns detalhes da programação, como a informação de onde vai passar o papa-móvel. O mais importante, segundo ele, é o legado social que ficará para a população. “O primeiro grande legado social é o coração das pessoas transformado com confiança, otimismo no futuro”, disse. Além da visita à comunidade, o papa Francisco irá inaugurar uma ala para dependentes químicos no hospital São Francisco. A ação faz parte de uma rede de tratamento. A Jornada possui ainda uma preocupação em discutir ecologia e sustentabilidade.
A escolha
O processo de escolha da comunidade foi complexo. Dom Orani explicou que a pastoral das favelas da Arquidiocese apresentou uma listagem com mais de 750 comunidades. Em seguida, o Comitê Organizador Local, o Governo e o Vaticano buscaram um lugar já pacificado, que ainda não tivesse em evidência e nem tivesse sido visitado anteriormente por João Paulo II.
“Uma das finalidades da visita do Santo Padre é despertar a atenção para a comunidade, para Guaratiba e sem dúvida isso vai levar a reivindicações. Seria muito bom que o Papa pudesse passar em todas as favelas para que pudessem acontecer as mesmas coisas. Aquilo que se faz para dar visibilidade desperta para que as pessoas também queiram que melhore a sua vida”, detalhou o arcebispo.
Expectativas para a visita
Para a balconista Elenice Bonifácio, 23, é uma surpresa e uma alegria morar em uma comunidade que vai receber a visita do Papa. “Ninguém imaginava que ele viria para Manguinhos. A gente pensava que ele iria para outra comunidade mais famosa; nós somos muito humildes. Mas para Deus é todo mundo igual. Eu creio nisso agora”, disse.
Toda a comunidade está se mobilizando em torno da Jornada, de acordo com a diarista Josiléia da Silva, 31. “Estamos nos preparando para receber os peregrinos e o Papa. Ficamos felizes e gratificados por receber um homem de Deus na nossa comunidade”, explicou.
Já a estudante Steffany Santos, 15, pretende participar ativamente da Jornada. Além de receber três peregrinos em sua casa, ela deseja ir aos atos centrais com a presença de Francisco. “A expectativa é muito grande, muita ansiedade. Todos os jovens estão ansiosos para que chegue logo”.

Fonte: JMJ RIO2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário